E-books para download gratuito

Neles_Capa 2.png
Para além do riso: charges, consciência histórica e ensino de história

"Para além do riso: charges, consciência histórica e ensino de história" é um trabalho que procura discutir a produção e os usos de imagens no ensino de história. Buscando referenciais teóricos da área, e dialogando com a linguística, a comunicação e a arte, Neles Maia buscou debater sobre as relações da imagem e, sobretudo, das charges com a história e com ensino de história. Destacando o riso, ou para além do riso que as charges propiciam na sala de aula, onde contribuem de forma significativa no processo de ensino e aprendizagem. 

Diante do desafio de contribuir de forma propositiva para a diminuição a distância entre o conhecimento acadêmico e o conhecimento escolar, a universidade e a escola, convidamos profissionais de diversas áreas do conhecimento e de diversas regiões do país para refletir a cerca desta importante temática que permeia o espaço escolar. A crítica dos professores universitários ao conteúdo dos livros didáticos de História já não é novidade nesta área de conhecimento, e entre os principais problemas apontados, destaca-se a distância entre a abordagem de seus conteúdos e aquilo que é produzido na academia. Nem sempre se considera, no entanto, que a forma que o conhecimento acadêmico produzido e difundido não auxilia os profissionais responsáveis pela produção, revisão e crítica dos livros didáticos, nem tampouco os professores que utilizam os livros, reconhecidos como o principal recurso didático disponível nas salas de aula.

vol1_Eder.png

Jörn Rüsen é um historiador e filósofo alemão que tem investigado sobretudo, os campos da teoria e metodologia da história, da história da historiografia e da metodologia do ensino de história. Esta publicação é fruto do evento: I Seminário Jörn Rüsen. Um balanço da obra de Jörn Rüsen: teoria, historiografia, didática que ocorreu de 21 a 25 de setembro de 2015 nas dependências da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Tal evento, surgiu das inquietações propostas através da Linha de Pesquisa História e Espaços do Ensino do Grupo de Pesquisa Espaços, Poder, Práticas sociais. A Editora Cabana traz esta obra para enriquecer o debate teórico dentro do campo da história, contando com textos de relevantes pesquisador@s do cenário nacional, além de quatro capítulos assinados pelo próprio Jörn Rüsen.

Capa 23.png
Capa 1.png

Trazendo um conjunto de textos que buscam investigar a escravidão negra, fundamentalmente no Norte e Nordeste, a obra "Escravidão e Liberdade no Brasil setentrional", organizada por José Maia Bezerra Neto, Luiz Carlos Laurindo Junior e Marcelo Ferreira Lobo, traz reflexões sobre o tráfico de escravos, aborda as interfaces entre o trabalho livre e compulsório, trazendo diferentes visões das lutas por liberdade e a construção da cidadania. O livro foi construído a partir dos debates propostos no GEPEAM (Grupo de Estudos e Pesquisas da Escravidão e do Abolicionismo na Amazônia)

capa-religiosidades.bmp

Este livro, organizado pelo professor Fernando Arthur de Freitas Neves, foi produzido a partir de instigantes debates ocorridos no I Simpósio Internacional de Religiosidades Pan-amazônicas, organizado pelo Grupo de Pesquisa Religiosidades Pan-amazônicas, e reúne artigos produzidos por dezenas de pesquisadores muito qualificados, de variadas áreas do conhecimento.

Capa Neles.png

Partindo da concepção de que a experiência cristã na antiguidade, sobretudo no Império Romano, se deu de forma multifacetada, compreendendo vários cristianismo que dialogaram com diversos contextos que envolveram a igreja e o Império, Neles Maia apresenta o livro "Igreja, Império Romano e Cristianismos", fruto de uma intensa pesquisa que deu origem a sua monografia de graduação em História. Neles Maia é professor do Instituto Federal do Pará e é o mais novo autor da Editora Cabana. 

Projeto_Capas_Pernambuco 6.png
Folhas de História: recursos didáticos para o
pensar historicamente

O Folhas de História é um projeto desenvolvido por 5 professor@s do departamento de História da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), com o objetivo de apresentar ao público, materiais didáticos construídos com acadêmicos do curso, pautados na utilização de fontes históricas em sala de aula. Partindo da divisão clássica da história, há materiais para se trabalhar vários períodos e espaços históricos.

capa-juliana.bmp

Coletânea de artigos que reúne textos e materiais didáticos para o ensino da história do Rio Grande do Norte, organizada pelos professores João Fernando Barreto de Brito e Juliana Teixeira Souza.

Projeto_Capas_Jandson 1.png

Os debates sobre os livros didáticos, sobretudo na área de história, vem crescendo bastante e despertando grande interesse em estudiosos que refletem sobre currículo e as diferentes abordagens que diversos atores sociais têm tido nas produções didáticos, além de entusiasmar @s interessad@s na própria história do livro didático. "A institucionalização do livro didático no Brasil" de Jandson Bernardo Soares é uma importante contribuição a esse debate.

Bonete.jpg
Transformações sociais no mundo contemporâneo

O mundo contemporâneo tem colocado questões extremamente complexas para a humanidade. "Transformações sociais no mundo contemporâneo", é uma obra que buscar refletir sobre a ideia de sociedades cada vez mais líquidas, em que as guerras de narrativas se materializam em pós-verdades e negacionismos. Livro organizado pelos professores Wilian Junior Bonete e Jhonatan dos Santos Dantas, que apresenta diferentes olhares e reflexões sobre a contemporaneidade.

capa-dialogos.bmp

Organizada pelos professores Ipojucan Dias Campos e Ivo Pereira da Silva, esta obra apresenta debates importantes sobre o tema da religiosidade, promovidos a partir do Grupo de Pesquisa Religiosidades Pan-amazônicas.

FranKetle.jpg

Livro que aborda de modo multidisciplinar um tema muito atual e fundamental para a compreensão do Brasil e da Amazônia, a questão ambiental. Além dos organizadores diversos pesquisadores travam verdadeiros diálogos ambientais, nesta obra indispensável.

Projeto_Capas_Daniel_1.png

Fruto da dissertação de mestrado de Daniel Rodrigues Tavares este livro apresenta suas experiências em ensino de história realizadas em escolas públicas da ilha de Mosqueiro.

capa-renata.jpg

Considerando a importância da linguagem na mediação das relações humanas, o objetivo deste caderno de atividades é utilizar práticas de linguagem historicamente diversificadas para estimular a comunicação, interação e integração entre alunos de escolas que possuem crianças e jovens com deficiência em seu corpo discente.

capa-casal-de-demonios-1.jpg

Venha desvendar o “Crime da Batista Campos”, nesta novela que é um clássico da literatura da Amazônia, digna de Sherlock Holmes, escrita por J. Eustachio de Azedo.