
Antonio Márcio Ávila Almeida
Giselle Moreira do Vale
Neidiana Rosário Soares
Festribal de Juruti PA: as multivozes da história
O Festribal de Juruti vem se constituindo nos últimos anos como uma importante narrativa popular, focalizando suas temáticas na cotidianidade dos grupos sociais da Amazônia brasileira, especialmente dos povos indígenas. A festa acontece anualmente, no último final de semana do mês de julho, desde 1995, numa arena chamada Tribódromo, tendo como protagonistas os grupos folclóricos: Povo Indígena Munduruku e Povo Indígena Muirapinima.
Aqui, materializamos as memórias e as experiências de pessoas que narram a sua relação com a sua festa e como essa relação contribui para a história do Festribal desde 1983 até 2025.
Todo esse processo é resultado da atuação integrada de dois projetos: “Saberes, Memórias e Narrativas: ações integradas na preservação do Festribal de Juruti enquanto patrimônio cultural do estado do Pará”, vinculado à Universidade Federal do Oeste do Pará, e financiada pelo edital PEEx nº01/2024, CGPrits/Ufopa, e o projeto de extensão “Revelando memórias e narrando histórias do Festribal de Juruti/PA”.
