top of page

Professor lança obra sobre o ambiente social e boêmio de Belém na segunda metade do século XX



“Entre cabarés e gafieiras: um estudo das representações boêmias em Belém (1950-1980)”. Esse é o título da obra do professor José Dias Júnior, que será lançada pela Editora Cabana amanhã, dia 10 de março. O livro é fruto dos estudos coletados para a produção das suas dissertação e tese, nas quais o autor capta o ambiente social das noites boêmias em Belém entre os anos de 1950 e 1980, sem desconsiderar o contexto histórico da época.

José Dias Júnior reuniu diversos materiais para auxiliar na construção do seu livro, conteúdos que foram coletados para a elaboração da sua dissertação de mestrado, realizada entre os anos de 2007 e 2009 no Programa de Pós-Graduação em História Social da UFPA (PPHist). Atualmente, o autor integra o corpo docente do Campus Ananindeua.

“A ideia de estudar a boemia de Belém surgiu a partir da disponibilidade de fontes jornalísticas que haviam sido acumuladas para a minha pesquisa de mestrado. Estudei a cultura popular de Belém, pegando como foco o bairro Guamá, algo que me direcionou para o universo boêmio dos bairros Condor e Campina. E, assim, me possibilitou montar um projeto de pesquisa para minha tese, o qual apresentava, de forma panorâmica, o ambiente social e boêmio da segunda metade do século XX”, afirma José Dias Júnior.

Segundo o autor, o livro apresenta ao leitor alguns ambientes de festa em Belém que se destacaram ao longo dos anos de 1950 e 1980. “O leitor poderá se deparar com curiosidades relacionadas ao cotidiano boêmio, assim como aos processos de repressão à boêmia e à prostituição, durante o Regime Militar no Brasil, mas também com alguns aspectos da musicalidade de merengues, bregas e boleros, desvelando um pouco do cenário de cabarés e gafieiras da cidade”, explica o professor.

O lançamento ocorre nesta quinta-feira, a partir das 17h, no Nosso Recanto, também conhecido como Boteco do Carmo, e estará disponível no site da Editora Cabana. Além disso, o professor também via doar alguns exemplares para as bibliotecas dos campi da UFPA onde são ofertados o curso de História: Guamá, Ananindeua, Cametá e Bragança.


Texto: Leandra Souza - Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA Foto: Arquivo pessoal


13 visualizações0 comentário
bottom of page