top of page
Capa.png

Maria Silvania Mendes

Quando Atravessei Uma Noite Escura

Após percorrer os caminhos durante esta travessia, prometi a mim mesma que colocaria toda a minha experiência em um livro, para ajudar outras pessoas, que estivessem enfrentando situação similar a que enfrentei.
E como foi difícil reviver os momentos, mesmo tendo como testemunhas o papel e a caneta ou um computador. Muitas foram as vezes que meus olhos suaram em agradecimento por ter conseguido superar.
Hoje, tenho consciência de que não estava só nesta travessia. Meu marido, mesmo longe, nos momentos mais difíceis, me fortaleceu com seu otimismo e palavras motivadoras. Filipe, a companhia constante, me desafiava a ser forte e a não desistir, cada vez que me chamava – “mamãe”. Minha família e amigos também, de alguma forma, foram importantes nesse processo. Lembro que um de meus irmãos pagou uma viagem para eu ir para São Paulo, a fim de que eu me distraísse e, minha cunhada, que morava lá, enfeitou todo o apartamento com flores naturais coloridas, para que eu me alegrasse.
Vejo com carinho o que fizeram, mas a maioria de nós esquece que a questão a ser trabalhada não está fora, mas dentro de nós.  E a depressão possibilitou que eu visitasse o meu interior.
Trilhar o caminho de busca pessoal é desafiador, mas tem suas recompensas. Exige perseverança, disciplina e honestidade e, as resistências decorrem quando não assumimos as nossas verdades. 
Há alguns anos, coordeno um grupo de Atendimento Espiritual do Jardim das Oliveiras e percebo que as pessoas chegam com muitas dores emocionais, e, principalmente, com dificuldades de compreender a vida e tudo que está acontecendo em seu entorno, mas, para compreender a vida, eu preciso compreender a mim mesma e assim alcançar a compreensão, a compaixão e o amor. Não é fácil, mas é possível e todos podem tomar a rédea de sua vida e começar. Você não vai fazer tudo de uma vez, pois o processo de autoconhecimento é para a vida toda.
Já se passaram trinta e sete anos do início da minha travessia e eu continuo meu processo de busca de mim mesma, lidando com frustrações, reconhecendo ilusões, reações negativas, renunciando a fantasias e tentando abandonar o perfeccionismo e o apego.
Sem desmerecer o tratamento médico e a terapia, talvez o Caminho do Pathwork® tenha sido decisivo para a minha cura, para que eu desenvolvesse a autoconfiança, reconhecesse que sou autorresponsável pela minha vida e não culpasse nem cobrasse dos outros o que eu deveria fazer por mim. Essa é a senha.
Desejo que todos os leitores, de alguma forma, possam colher neste relato, os frutos que possam fazê-los ter um novo olhar sobre a vida e sobre si mesmos. 

Maria Silvania Valente Mendes

Editora Cabana

  • Instagram
  • Facebook
  • Whatsapp

Ananindeua/PA, Amazônia, Brasil

CNPJ: 43.217.974/0001-34

cabanaeditora@gmail.com

Assine nossa newsletter

Agradecemos pelo contato!

© 2021 by Editora Cabana.

bottom of page