top of page
Didática da história.png

Wilian Junior Bonete
Márcia Elisa Teté Ramos
Arnaldo Szlachta
(orgs.)

Didática da história e ensino de história: pesquisas, abordagens e perspectivas

Entre os meses de abril e junho de 2024 realizamos a segunda edição do curso de extensão intitulado “Didática da História e Ensino de História: pesquisas, abordagens e perspectivas”, no âmbito do Laboratório de Ensino de História (LEH) da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), apoiado pelo Programa de Pós-Graduação em História (PPGH/UFPel), em parceria com a Universidade Estadual de Maringá (UEM). Este livro é resultado dos sete encontros que foram realizados ao longo do curso, e conta com capítulos escrito pelos integrantes das mesas e outros historiadores-docentes que foram convidados a contribuir com a obra.
A segunda edição do curso foi marcada pelo atravessamento das fatídicas enchentes do mês de maio de 2024, no Rio Grande do Sul; um momento delicado e que exigiu sensibilidade dos docentes ministrantes dos diferentes módulos, bem como a compreensão dos cursistas pela reorganização do cronograma das aulas. No momento em que escrevemos esta apresentação (julho de 2025), o estado ainda sofre com os efeitos das enchentes e alagamentos em diversas cidades, fruto da má gestão estadual das políticas ambientais. Solidarizamo-nos com o povo gaúcho, bem como todos aqueles que sofrem direta ou indiretamente pela negligência das decisões governamentais que afetam o cotidiano dos diferentes estados e cidades brasileiras.
Mesmo diante da contingência turbulenta e sensível, nos propusemos a dar continuidade ao curso. Mais uma vez, notamos um interesse cada vez maior do público de pesquisadores vinculados à programas de pós-graduação acadêmicos e profissionais strictu sensu, de professores da educação básica e estudantes que, em geral, têm buscado ampliar seus conhecimentos sobre as teorias e investigações desenvolvidas no campo da Didática da História no Brasil.
Destacamos e firmamos o nosso entendimento de que a Didática da História é um campo investigativo que tem, dentre as suas diferentes finalidades, analisar a construção e o desenvolvimento da consciência histórica de estudantes (crianças, jovens e adultos), de professores(as) e outras pessoas, bem como identificar e compreender a circulação social dos conhecimentos históricos na sociedade, cujo enfoque na aprendizagem histórica e nos usos do passado. A Didática da História constitui-se como uma dimensão da própria História como ciência.
Isso não significa que a Didática da História não estabeleça relações com outras áreas das ciências humanas e sociais, como a Antropologia, Filosofia, Sociologia, Psicologia, Ciência Política, ou mesmo da área da Educação, como a Pedagogia. Pensar dessa forma seria uma grande falácia, uma vez que desconsideraria todas as contribuições dessas áreas para a compreensão do desenvolvimento individual e coletivo dos seres humanos, em sociedade. A Didática da História busca inúmeras relações e diálogos com essas áreas, mas é na História que a Didática encontra o seu fundamento principal.
Jörn Rüsen (2022, p. 182-183) aponta quatro fatores sobre os significados da teoria da História para a Didática da História: 1) É preciso que a Didática da História possua uma ideia clara do que é especificamente histórico, pois a mera resposta “o passado” é insuficiente. Aqui se faz necessário a argumentação da teoria da História; 2) Especificidade do pensamento histórico. De que maneira ele se distingue de outras formas de pensar, como a Sociologia ou Ciências Naturais? A teoria da História fornece aqui os fundamentos da estrutura da narrativa do saber histórico; 3) Sem teoria da História não se consegue explicar suficientemente o papel do conhecimento e da narrativa na Didática, e sem conhecimento e narrativa não se pode falar em aprendizagem histórica; 4) A resposta para a questão sobre o que consiste um ensino moderno de História se encontra na mão: um tipo de constituição genética de sentido. Nas sociedades modernas, é preciso aprender a lógica da construção do pensamento moderno, o que significa que a Teoria da História apresenta uma tipologia da constituição histórica de sentido, interpretada temporalmente.
Os trabalhos reunidos nesta coletânea apresentam inúmeras referências e reflexões que se entrelaçam com a Didática da História a qual queremos e defendemos: ampla, plural e com sentido para as pesquisas e para as práticas de ensino. Desejamos a todos(as) uma ótima leitura.

Editora Cabana

  • Instagram
  • Facebook
  • Whatsapp

Ananindeua/PA, Amazônia, Brasil

CNPJ: 43.217.974/0001-34

cabanaeditora@gmail.com

Assine nossa newsletter

Agradecemos pelo contato!

© 2021 by Editora Cabana.

bottom of page