top of page
Capa 2.png

Juliana Teixeira Souza
Margarida Maria Dias de Oliveira
Vitor Hugo Rufino Santos Costa
(orgs.)

Sequências didáticas PIBID

A publicação que agora vem à público é fruto do trabalho coletivo do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID-História-Natal da Universidade Federal do Rio Grande do Norte no período de 2022 a 2024.
Composto, inicialmente, por oito estudantes e um supervisor, além da coordenação de área, depois foi ampliado para vinte e quatro graduandos em História, três supervisores (professores da educação básica), além da coordenação de área (professora da graduação em História).
Mas, esse projeto, com os princípios que os fundamenta, vem sendo apresentado desde 2014 com alguns poucos momentos de quebra de continuidade. Os fundamentos deste projeto, estão baseados em um diálogo permanente com a área de pesquisa do ensino de história e parte do pressuposto que para se formar docente em história é preciso dominar as formas de produção do conhecimento histórico para nortear a interlocução necessária com os conhecimentos pedagógicos.
Por isso, os leitores encontrarão além desta apresentação, um texto que discute esse princípio e as sequências didáticas muitas delas feitas durante o projeto, elaboradas pelos estudantes e sob supervisão dos professores supervisores e da coordenação de área.
Todas elas, sem exceção, objetivam serem mediadoras de aprendizagens que possibilitem a leitura das sociedades em perspectiva temporal e, portanto, a compreensão da historicidade das formas de agir, pensar e sentir humanos e, por meio disso, a construção de conceitos importantes para o conhecimento histórico como tempo, espaço, cultura, vestígios, permanência, mudança, além de valores que estão inscritos nas legislações educacionais como o respeito a pluralidade e diversidade, convívio democrático, tolerância com a diferença, etc.
As sequências didáticas seguem um mesmo formato com os seguintes itens: Título; Autoria; Descrição da proposta; Público-alvo; Tempo estimado; Objetivos; Conteúdo; Estratégia; Divisão das Aulas; Avaliação; Anexos; Referências. Tal estrutura foi estabelecida para melhor compreensão das sequências didáticas.
Elas buscam também ser materiais complementares aos livros didáticos que circulam nas escolas brasileiras, desse modo, podem e devem ser apropriadas por quem desejar trabalhar com elas fazendo as necessárias adequações para seu público e objetivo.
Há sequências didáticas sobre movimento negro, feminismo, representação política, movimentos sociais, etc. Abarcando tempos e localidades distintas como Grécia Antiga, Brasil colonial, Brasil contemporâneo, Europa moderna. As sequências foram elaboradas com temas e trabalham com documentações variadas, principal meio de diálogo do profissional de história com as sociedades que quer conhecer como, jornais, Músicas, Notícias, Fontes Orais, Arquivos, Legislações, Ilustrações, etc.
Esperamos que elas sejam lidas, criticadas, apropriadas, usadas de formas variadas tanto nas salas de educação básica quanto na formação de professores. Para facilitar a busca efetuada pelo leitor, elaboramos, ao fim do livro, um índice que engloba Autores, Pessoas e/ou Entidades.
Agradecemos a coordenação institucional do PIBID na UFRN, Professora Dra. Marta Aparecida Garcia Gonçalves, a secretária Cinthya Muriele da Silva Nogueiro pelo apoio constante, aos supervisores Robson William Potier, Cícera Tamara Graciano Leal da Silva Fernandes , Daniel Luis Souza de Lima , aos graduandos e graduandas em História que tornaram o projeto possível, autores e autoras do material que segue e a ex-supervisora Verbena Nidiane de Moura Ribeiro que, gentilmente, se propôs a registrar conosco uma sequência exitosa que foi um marco no PIBID/História/Natal.

Editora Cabana

  • Instagram
  • Facebook
  • Whatsapp

Ananindeua/PA, Amazônia, Brasil

CNPJ: 43.217.974/0001-34

cabanaeditora@gmail.com

Assine nossa newsletter

Agradecemos pelo contato!

© 2021 by Editora Cabana.

bottom of page