top of page
Experiências indígenas e indigenistas.png

Márcio Couto Henrique
Lívia Maia
André Pompeu
(orgs.)

Experiências indígenas e indigenistas no Vale amazônico, séculos XVII e XXI

Os capítulos que aqui trazemos ao público foram todos apresentados, inicialmente, durante o V Encontro de História Indígena e do Indigenismo na Amazônia, promovido pelo Grupo de Pesquisa “História Indígena e do Indigenismo na Amazônia” (HINDIA), nas dependências da Universidade Federal do Pará, em Belém, no ano de 2023. Para nós, membros do grupo, apresentar esses textos possui um gosto ainda mais especial pelo fato desse evento ter marcado a comemoração dos 10 anos de criação do Grupo de Pesquisa. Uma data simbólica que nos traz a mente todas as atividades desenvolvidas por um dos grupos de pesquisa mais atuantes no âmbito da Faculdade de História e do Programa de Pós-graduação em História, da UFPA. Além de realizar atividades formativas e educacionais que atravessam os muros da Universidade e chegam a educação básica como forma de conscientização sobre a Amazônia e os povos indígenas do Brasil.
Ao longo desses 10 anos de atividades temos grande satisfação por todas as reuniões de estudo, de leitura e discussões de textos, da interação entre os mais diversos níveis acadêmicos, das atividades do “Abril Indígena” realizadas em instituições governamentais e nas escolas com os alunos da educação básica e da apresentação, e porque não amadurecimento, de inúmeras pesquisas de pessoas que formam o Grupo. E ao tratar sobre essas pesquisas, o livro que ora vocês leem, traz, justamente, o resultado de várias dessas pesquisas que foram maturadas nessa década de atividades.
No presente volume trazemos os textos que dizem respeito a dois dos principais eixos temáticos do grupo HINDIA, a História Indígena e a História do Indigenismo. Como uma das propostas do nosso grupo sempre foi estar aberto para todos, independentemente do nível de formação, nunca é tarde para explicar as diferenças entre a História Indígena e a História do Indigenismo. A História Indígena é aquele ramo da historiografia que trata da história protagonizada pelos povos indígenas, como principais sujeitos na pesquisa e na narrativa histórica, enquanto, a História do Indigenismo é o ramo da historiografia que se preocupa com as políticas desenvolvidas para os indígenas, geralmente, criadas e administradas por não-indígenas. Mas, claro, sem perder de vista que como principais atores dessas políticas, os indígenas e suas ações são fundamentais no campo do indigenismo. Vale dizer que essa costura reflexiva está presente no capítulo da Professora Lívia Forte Maia, que insere pitadas de questionamentos sobre as mulheres indígenas, escrevendo acerca de trajetórias e proposições em seu texto “Uma dívida histórica & teórica: Nova História Indígena e do Indigenismo e a mulher oculta e de papel”.

Editora Cabana

  • Instagram
  • Facebook
  • Whatsapp

Ananindeua/PA, Amazônia, Brasil

CNPJ: 43.217.974/0001-34

cabanaeditora@gmail.com

Assine nossa newsletter

Agradecemos pelo contato!

© 2021 by Editora Cabana.

bottom of page